As dificuldades do desapego “mãe e filhos”

mae

Todas as mães atenciosas amam e ficam preocupadas com a vida de seus filhos, algumas levam suas vidas de acordo com o que acontece com eles. Desta forma, para essas mães, assim como eu, é muito difícil apenas amar e ser útil. A responsabilidade que temos desde a gravidez, os cuidados e desejos de que nossos filhos sejam felizes e tenham a melhor vida possível nos faz super protetoras e perdemos a noção da hora de dar o livre arbítrio aos filhos. Isso acontece muito com mães que abriram mão de trabalhar, de sua vida social, e se dedicaram em tempo integral.  Há mães que não conseguem desenvolver uma vida fora do papel da maternidade e só conseguem se enxergar exercendo este papel. São comuns mães não perceberem que os filhos se tornaram adultos e independentes.

Há ainda as que, por necessidade de se sentirem úteis e presentes na vida do filho adulto, exageram, não permitindo que os filhos caminhem com as próprias pernas.

Muitas vezes a entrada de outros personagens na vida dos nossos queridos traz grandes atritos, isso porque vemos essas pessoas como aqueles que vieram para dividir, mas se estivermos conscientes de que nossos filhos cresceram, são adultos e responsáveis, e que esses personagens podem somar e até multiplicar, a situação se reverte de uma grande dor de cabeça para um imenso prazer, que é ver os filhos felizes, afinal, não foi para isso que trabalhamos tão arduamente por anos a fio? Toda mãe tem de estar preparada para a entrada de outros personagens na vida dos filhos.

Então, amigas, vamos desapegar! E desapegar não quer dizer “jogar fora”, significa apenas deixá-los viver suas vidas, e que cada vez que retornarem estaremos de braços abertos para abraça-los com todo o amor, e que podem sempre contar com isso. Amor de mãe é eterno e com certeza incondicional.

O papel materno divide-se em várias fases: criar, cuidar, educar, orientar e, por fim, acompanhar o filho durante a vida adulta, oferecendo ajuda, mas sem se intrometer demais na vida dele.

Não sou perita, estou ainda na fase 1 do desapego… Mas tenho certeza que vou conseguir seguir meus próprios conselhos e manter nossa união, e que meus filhos tenham certeza que poderão sempre contar comigo!!

Assinado: Nós, mães.

Mandem seus comentários e opiniões ❤

3 thoughts on “As dificuldades do desapego “mãe e filhos”

  1. Pingback: As dificuldades do desapego “mãe e filhos” | Historias de Mulheres

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s